16/12/2016

Estante de Êxito - Jamil Albuquerque - Uma lição de liderança

Poucas pessoas no mundo veem a vida com os olhos brilhantes de Jamil Albuquerque. Envolvido pela luz do conhecimento e pela chama que arde oriunda de uma fé inabalável no Divino e nas pessoas, Jamil é um otimista que prova que a vitória no mundo profissional só é alcançada com ações e posturas orientadas para o sucesso. Suas obras deveriam estar em nossas mesas de cabeceira.

Como e por que você começou a escrever sobre liderar pessoas?
Eu sou economista, com Pós-Graduação em Marketing e tenho formação em Teologia e Filosofia com ênfase nas religiões. Isso me aproximou do ser humano e ao tomar contato com a filosofia de Napoleon Hill ainda muito jovem, fui me aproximando também da educação corporativa. Observando o comportamento das pessoas no âmbito das organizações corporativas e as impressões e imagens que elas cunham por onde passam, percebi que algumas deixam marcas indeléveis, enquanto outras nem tanto. Essa experiência permitiu-me concluir que a habilidade em expressar-se e a qualidade do relacionamento interpessoal são o diferencial entre o fracasso e o êxito de alguém no exercício da sua atividade profissional.
Em meio a essa atividade, tive o privilégio de conviver com pessoas bastante interessantes, algumas das quais fazem parte, hoje, do meu círculo de amizades. Um desses amigos, Eduardo Mendes, ex-secretário municipal da Cultura de Ribeirão Preto e um dos criadores da Feira do Livro de Ribeirão Preto, a maior a céu aberto do país, e hoje coordenador do Ano Ibero-Americano da Leitura, sugeriu-me transformar em livro tudo o que eu falo no treinamento MasterMind, com exemplos atuais, mais próximos da realidade e da cultura brasileira. Disse-me ele: Jamil, quando você vai explicar a lei do êxito da personalidade agradável, faz isso com tanto entusiasmo, carinho e dedicação que precisa registrar isso em livro. Registre para que as pessoas acompanhem com leituras os exemplos durante o curso e depois dele, em qualquer quadrante desta imensa nação que é o Brasil. A grande maioria dos livros que existem nesta área tem exemplos de pessoas de outros países e hoje já existe uma realidade brasileira, um profissional brasileiro do século 21, que precisa ser mais valorizado. Pessoas de verdade, não mitos e de distante comprovação.
Eu comprei a ideia e resolvi contar aquilo que ouço em salas de treinamentos — e fora delas — de pessoas comuns, que resolveram viver uma vida acima da mediocridade e investiram em seu desenvolvimento pessoal. Desse aquífero nasceu a vertente para minha inspiração de idealizar e transformar em realidade este projeto. Algo que pudesse servir de orientação, de roteiro, de bússola para aqueles que estão vivamente interessados em ser instrumentalizados, para ingressar no rol das pessoas hábeis na arte de lidar com os outros. Antes de ser livro, A Arte de Lidar com Pessoas era um seminário, por isso esse jeito meio falado de escrever, com se fosse uma palestra. Após o êxito desse lançamento , gostei de registrar minhas ideias e acabei transformando minhas pesquisas em livros .

O que o leitor irá encontrar nos seus livros ?
Ferramentas práticas e exequíveis. Minha escrita é o do saber como. O saber útil. Tudo absolutamente tudo que escrevo tem a ver com a nossa realidade e de forma muito pragmática, gosto de colocar em meus livros exercícios , compromissos e trabalhos de casa para que o leitor possa validar em sua vida aquele procedimento. Aliás , Sabe quando um livro é bom? Quando você consegue aplicar as ideias nele apresentadas imediatamente em sua vida. Baseado na leitura de milhares de livros lidos ao longo de minha carreira, desenvolvi um método para aplicação das idéias nele contido, que no MasterMind chamamos de LGD: Ler, Grifar e Definir. Para isso, seguem três pontos determinantes para que o leitor obtenha bons resultados, além da sua atitude, depois da leitura dos meus livros :
1- Leia e grife ao longo das páginas as ideias principais e aquelas que parecerem mais importantes para sua vida neste momento.
2- Ao final do livro, faça um resumo dos principais pontos.
3- Defina um plano de ação, respondendo quando, onde, como, com quem e de que maneira essas ideias serão aplicadas.
Mas, resultado nunca vem antes de atitude. Quem quer resultados antes de ter atitude vai se decepcionar. O que muda o mundo não são as ideias em teoria, mas sim o fato de elas serem colocadas em prática.

Você considera que liderar pessoas será algo fundamental para a gestão nos próximos anos?
É uma competência fundamental e estratégica. Por exemplo: A China na década de 70 do século passado, olhou para os lados e para o futuro e viu que seria difícil sustentar aquele modelo econômico. Previsão materializada na década de 80, quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas sucumbiram. A China prevendo o tal colapso, tomou a decisão de formar líderes empresariais. Essa decisão estratégica possibilitou a criação de um país que convive com dois regimes administrativos, o comunista e o capitalismo. O tal regime misto que tanto eles se orgulham. Pegamos os melhor dos dois regimes dizem eles. Mas isso só é possível porque investiram em liderança para sustentar a transição. Fazer isso depende de uma construção cultural. Um país se constrói com território, uma nação se constrói com cultura. Formar líderes é uma cultura a ser consolidada por todos nós.
Em tempos difíceis as pessoas não precisam de chefes, precisam de líderes. Empresas e países também. O líder analisa a situação e percebe oportunidades e alternativas. Ele não cumpre apenas o dever, ele consegue elencar prioridades. O líder não precisa decidir, ele é obrigado a decidir, caso contrário a sua liderança será triturada. Se der certo as decisões tomadas, todos levam o crédito, se der errado, só ele leva a culpa. Decisões difíceis produzem líderes extraordinários. O líder é parente do profeta. Profeta é aquele que enxerga o futuro. O líder consegue ver em que direção sopra o vento. Aliás e você, como vens construindo a sua liderança ?

Você teve dificuldades para escrever ou publicar?
Bastante. Em especial no primeiro livro, A arte de lidar com pessoas, que já vendeu mais de 150 mil livros. As editoras de um modo geral tem muito medo de investirem em autores desconhecidos e "MICAREM", com os livros. Não é só editar, tem o distribuir que é a maior das dificuldades e, as livrarias não querem dar espaços nobres para autores que não tem rotatividade na prateleira. Algumas editoras chegaram a ficar com meu livro mais de um ano para dar resposta e recebi um não ao final. Outra grande editora nacional, após 8 meses me disse que o livro tinha exemplos somente de pessoas desconhecidas e que isso não chamava atenção. Eu defendi a ideia de que queria falar de heróis de verdade e me mantive firme no objetivo. Hoje vemos o interior decidindo o mundo. O caso da Inglaterra e dos EUA, que foram os interiores desses dois países que definiram seus futuros, com 10 anos de antecedência eu já sentia essa tendência.
Após quase dois anos e mais de 5 editoras que recusaram o livro, eu conheci nesse meio tempo o Dr. Augusto Cury, que na época já era um autor de renome. Ficamos amigos e ele me levou para a Editora Planeta, Espanhola e que é a quarta maior do mundo. Com este poder de fogo eles distribuíram o livro pelo país todo, e isso teve uma projeção nacional do meu nome e dos meus livros. Hoje sou editado em 3 continentes América, Europa e África.

Podemos esperar outros lançamentos?
Sim. Os 12 segredos de Jesus, que foi lançado em setembro, já está entre os dez mais vendidos da revista Veja. Durante seu ministério na Terra, o mestre Jesus Cristo deixou 12 segredos. São 12 joias da transformação que passaram despercebidas até mesmo a estudiosos do cristianismo. Estas chaves têm o poder de alinhar a vida de quem as usa aos princípios espirituais, gerando prosperidade, força e amor. E são esses os ensinamentos que o livro "Os 12 Segredos de Jesus" apresenta para os leitores. "De forma simples e cativante, são destacadas as belas passagens bíblicas, revelando as verdades espirituais que ali se escondem. É uma obra de fé e renovação que todos deveriam ter em sua cabeceira.
O livro é escrito em coautoria com o Bispo e físico quântico Robson Rodovalho e estamos dando continuidade a pesquisa. Para o ano que vem vem mais sobre este tema tão belo e tão profundo , que são os ensinamentos do maior homem que já existiu na Terra.

Acesse e leia mais:Revista Êxito - 77ª edição - http://editoraexito.com.br/site/revistas_selecionado.php?id_revista=135