05/09/2016

Estante de Êxito - Claudio Araldi - Resgatando Memórias

Resgatando Memórias

Toda boa família com descendência italiana, tem orgulho de suas raízes e sempre tem grandes histórias pra contar, com a Família Araldi não foi diferente. Dr. Claudio Araldi vendo seu pai escrever suas memórias e em vida não tendo realizado seus sonhos, de publicar um livro, decidiu eternizar a história de sua família.

O que encontraremos no seu livro?

O livro é um compêndio familiar onde relato as memórias e histórias do meu Pai, procuro também resgatar nossas Raízes e a genealogia familiar. Registra o local do nascimento dos meus ancestrais na Itália e conta sobre a emigração dos meus bisavós para o Brasil em 1877, mais precisamente a Linha 80, na época pertencia a Caxias do Sul, hoje Flores da Cunha-RS. Além de registrar as origens da Família, o intuito maior foi de registrar a História e os feitos dos nossos familiares.

Os meus Bisavós vieram solteiros da Itália no mesmo navio, e provavelmente só se conheceram depois de se estabelecerem na Linha 80. Na época as condições de vida dos imigrantes eram precárias e as dificuldades eram enormes, as distâncias entre os povoados eram grandes e estavam num País com língua e costumes diferentes.

Meu Avô foi o sétimo de 14 filhos e morou com seus Pais até depois de casado. Quando nasceu o segundo filho foi residir na Vila Segredo, Distrito de Vacaria-RS, local onde nasceu meu pai. Depois de algum tempo mudou-se para Ipê, na época também era uma vila, hoje Município. Nesta localidade teve um papel importante tanto empresarial como politico. Mais tarde, pela necessidade de melhores condições de vida, mudou-se para Lages-SC, onde foi grande empreendedor. Nessa época meu Pai já estava casado e depois de muitos anos trabalhando com meu Avô, iniciou os seus próprios negócios e uma trajetória de vida também em Lages.

Como você começou a escrever?

Há vários anos meu Pai começou a escrever suas memórias, e com o seu falecimento seus manuscritos acabaram ficando comigo, já o tinha visto escrevendo suas histórias, mas quando comecei a lê-las, logo me veio o interesse de realizar seu sonho. Ele tinha uma memoria fantástica e escreveu com minucias, sobre sua infância, adolescência, seus ancestrais e suas raízes com pesquisa de sua genealogia. Fiquei encantado com a riqueza de detalhes e passei a conhecer melhor os feitos dos meus bisavós, Avós e dos meus Pais. Eram pessoas empreendedoras e com uma visão surpreendente para a época. Meu Bisavô, apesar de ser analfabeto e das dificuldades da época, com a ajuda da minha Bisavó foi bem sucedido nos seus empreendimentos e conseguiram dar condições adequadas a todos seus filhos.

De onde veio a sua vontade de escrever sobre o tema?

Acredito que na vida tem coisas que acontecem por obra do destino. Lembro que na minha adolescência, quando comecei a trabalhar com meu Pai, por várias vezes ele me dizia: “Claudio, você vai ser médico”. Na época eu até ficava bravo, e perguntava para ele: “da onde o senhor tirou esta idéia”? eu achava um absurdo o que ele dizia! O tempo passou e eu acabei me tornando mesmo medico. O Interessante que só fui lembrar destes detalhes alguns anos após o seu falecimento. Bem, voltando a pergunta, após o falecimento do meu Pai, seus manuscritos estavam numa caixa que meus irmãos separaram para me entregar. Além das histórias da sua infância, adolescência e de seus empreendimentos havia inicio de pesquisa da genealogia da família. Fiquei muito feliz e procurei dar continuidade nas suas pesquisas e concluir o seu livro. Foi muito gratificante.

Durante as minhas pesquisas aconteceu um fato curioso, recebi mensagem através da rede social, era uma pessoa que residia em Passo Fundo-RS, com o mesmo sobrenome da minha família. Inicialmente relatou que havia visto no meu site que não constava a sua família e perguntava se eu sabia sobre suas origens, me enviou os nomes dos seus ancestrais, e eu lhe respondi que não sabia nada sobre a sua família. Passado alguns meses recebi uma mensagem de outra pessoa que reside na Argentina, que também queria saber sobre seus familiares que casualmente residiam em Passo Fundo. Como estava pesquisando em um Site sobre a minha Família, acabei descobrindo que as duas familias tinham as mesmas origens e tinham emigrado da Itália para o Brasil do mesmo local da minha Família. Em maio passado fizemos o 1o. Encontro da Família Araldi em Flores da Cunha, e vários membros dessa família da Argentina vieram ao evento. Foi um momento emocionante e fiquei extremamente feliz!

Você teve dificuldades para escrever ou publicar? Quais?

Por ser o primeiro livro, as dificuldades são normais, tanto para escrever como para publicar, a falta de experiência de todo processo, desde o texto, capa, formatação e a impressão, mas como diz o ditado: “Só se aprende fazendo”.

Podemos esperar outros lançamentos?

Sim, antes de escrever sobre as Memória de meu Pai, eu estava escrevendo sobre a história da medicina de Caçador, com a finalidades de resgatar os feitos do vários profissionais médicos e pessoas da sociedade caçadorense que muito contribuíram com o desenvolvimento da medicina, ou seja com a saúde de Caçador. Neste contesto estão incluídos os primeiros médicos que que vieram se radicar na Cidade, até os que estão atuando e também as varias pessoas que muito fizeram e permanecem no anonimato.

Atualmente estou trabalhando neste segundo livro e já estamos em fase adiantada e espero em breve fazer o seu lançamento, cujo resultado financeiro será destinado ao Hospital Maicé. É uma forma modesta de gratidão, e espero que esta contribuição possa ajudar o Hospital.

Acesse e faça o download da sua Revista Êxito
http://www.editoraexito.com.br/site/revistas_selecionado.php?id_revista=133