12/04/2016

“Revelando o contestado: as fotografias na história do centenário da guerra”

A obra “Revelando o contestado: as fotografias na história do centenário da guerra” foi lançada em 23 de novembro, em Chapecó. A publicação feita pela Argos Editora da Unochapecó, em parceria com o Ceom, apresenta imagens antigas e atuais, que juntas, contam a história da guerra nesse momento de comemoração do centenário.

Em 4 de dezembro, o livro foi lançado em Caçador, no câmpus do IFSC. Na ocasião, estiveram presentes os autores Delmir José Valentin, Gerson Witte, Mirian Carbonera, Ademir Miguel Salini e André Luiz Onghero, além de um representante da família Jansson. Na ocasião, foi possível se emocionar com os discursos emocionantes proferidos pelos autores e convidados, com a brilhante explanação do prof. Valentin sobre os muitos Contestados que envolvem o Contestado e apreciar as fotos escolhidas no concurso para figurar no livro. Os visitantes também puderam apreciar algumas fotos de Claro Jansson expostas na recepção.

Em Caçador, a empresária de Videira Rosi Zatta foi homenageada em nome dos participantes do concurso. Das 10 fotos enviadas pela participante, 7 foram escolhidas para figurar no livro. Em seu agradecimento, Rosi citou a importância da seleção de uma foto de Videira para a publicação, pois agora, definitivamente e à revelia do que prega a história oficial do município (veja aqui), a cidade também tem seu lugar no Contestado.

O projeto foi idealizado pelo deputado federal Pedro Francisco Uczai e patrocinado pela Caixa Econômica Federal. A realização é uma parceria do IFSC com Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade do Contestado (UnC), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e Fundação Memória Viva do Contestado da Região do Irani.

O livro que também é traduzido para o inglês está disponível para download através do site da Editora Argos em versão e-book.