06/01/2016

Empresário de Êxito - Clodomir Bahr - Seis vezes Clodomir

As seis décadas de experiência de Clodomir Bahr, 76 anos, seriam o suficiente para escrever muito mais do que estas linhas. Mas talvez uma vida inteira não fosse capaz de absorver tudo o que este senhor de cabelos brancos pode nos ensinar. Parte disso está na fascinante forma de ver a vida e os negócios descrita abaixo. O restante, caro leitor, apenas indo direto à fonte.


Como você entrou no ramo?

Tudo começou em 03 de março de 1953 quando, aos 14 anos, depois de parar os estudos por questões financeiras, passei a trabalhar como funcionário na Farmácia Cruz Vermelha, de propriedade de Domingos Forlin, numa jornada de oito horas diárias. Durante os 22 anos que trabalhei com o Sr. Forlin aprendi tudo sobre a profissão de farmacêutico prático, adquiri muita experiência e conhecimentos do ofício, além de conquistar a credibilidade e confiança dos clientes e população em geral. Em 1975 resolvi abrir minha própria farmácia com o nome de Farmácia Nova, na Rua Saul Brandalise. Tempos depois, mudei para a Rua XV de Novembro, onde permaneci até 1983, quando a grande enchente atingiu meu estabelecimento causando um grande prejuízo e uma série de incômodos. Com esse episódio, transferi a farmácia para seu atual endereço na Rua Coronel Fagundes. Mesmo sem os estudos, a prática me permitiu a obtenção do registro no Conselho Regional de Farmácia como Prático e Oficial de Farmácia. Em março de 2016 completarei 63 anos exercendo a profissão com a certeza de que pude fazer a diferença na história de Videira através de minha carreira e vida política.


Como identificar o momento de crescer?

Antigamente era tudo mais simples, pois a cidade era menor e a concorrência também. Hoje temos muitas empresas copiando o que as outras fazem, mas isso não adianta. Muitas vezes as empresas crescem por necessidade e porque os proprietários perceberam que o mercado tem espaço para aumentar o volume de vendas. Assim, busca-se ampliar o negócio, oferecendo produtos mais variados, novas formas de venda, ampliação física ou até a abertura de mais pontos de venda e contratação de mais funcionários. É claro que precisamos inovar, mas é preciso ter calma e consciência para tomar as decisões. Quando eu trouxe a farmácia para cá (no endereço atual), apenas dois carros passavam por aqui e hoje estou no centro. Há muitas cidades que permitem apenas a abertura de novos negócios maiores dos que já estão instalados no município, o que considero muito bom porque faz com que as empresas acompanhem o crescimento da população.


Como superar os obstáculos que surgem?

Todas as atividades passam por dificuldades, cedo ou tarde. Algumas vezes elas acontecem por razões internas e outras não. Veja o meu caso e o de vários empresários videirenses durante a enchente de 83! A melhor maneira de agir é encará-los de frente, com coragem e determinação, não desanimando jamais. A capacidade de inovação contribui muito, pois quanto mais criativo for o empresário, mais rápido poderá superar os obstáculos. Muitas vezes é preciso buscar ajuda, mas todos sabem que para levantar depois de uma queda exige muito do próprio dono do negócio. Com o atendimento adequado, lembrando sempre que um erro pode alcançar muito mais pessoas através do boca a boca do que qualquer acerto, pode-se ampliar até a área de atuação da empresa. Essa fórmula, atender bem os clientes e nunca com pressa, me trouxe uma única consequência: a procura por clientes de toda região e até de outros estados.


Que dicas você daria para os empreendedores?

Nunca atenda ninguém com pressa. Não tente se livrar do cliente para atender o outro que chegou, mas procure atender sempre com paciência. O cliente não se incomodará por esperar caso seja bem atendido e isso vale para qualquer ramo. Lembre-se que o ser humano é bastante influenciável pelo psicológico, então você pode usar isso a seu favor. Todos os tamanhos de negócio podem se guiar por dois conceitos básicos que são: manter sempre o padrão de qualidade nos produtos ou serviços que vende ou presta; e estar sempre atento às tendências do mercado. Dessa forma, você sempre estará um passo à frente e será lembrado por clientes e fornecedores.