Arrecadação aconteceu no último sábado, 28, no Largo da Estação em Videira
Quem esteve no Largo da Estação no último sábado, 28, com certeza viu carros e carros descarregando algo que quase ninguém quer e para o qual muita gente franze o nariz: óleo de cozinha usado. Mesmo que aquela batatinha frita seja tão deliciosa, a população está cada vez mais consciente de que a gordura em que é feita tem efeitos prejudiciais à saúde quando consumida regularmente. E se entope nossas veias, seus efeitos sobre a natureza também são devastadores.
Um único litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água, além de trazer sérios riscos de impermeabilizar o solo, provocando diversos problemas ambientais graves e preocupantes. Para apresentar uma alternativa de descarte adequado à população, o Hábito Legal realizou mais uma ação de coleta de óleo de cozinha usado para dar-lhe a destinação adequada. O evento aconteceu no último sábado e arrecadou cerca de 560 litros de óleo, os quais seguirão para uma empresa parceira do programa, onde serão reciclados e transformados em matéria prima para fabricação de sabão.
Segundo a coordenadora da ação, Silvia Zatta Gonzatto, a participação da comunidade foi muito satisfatória. “Para 2016, pretendemos continuar com esse projeto e pedimos que a população continue guardando o óleo em casa, nas garrafas pet ou galões plásticos, para dar a destinação correta a esse resíduo. Gostaríamos ainda, de ter a possibilidade de atingir mais pessoas através da conscientização, preservando e fazendo girar toda essa cadeia”, explica.
Com ações previstas para mais cidades da região e do Estado, as empresas organizadoras Laboratório Vida, Farmácias Líder Farma, Êxito Editora e Comunicação e Celesc, esperam arrecadar cada vez mais óleo como uma forma de evitar que o produto não seja descartado adequadamente e termine na natureza.