A prova pode definir seu destino pelos próximos quatro ou cinco anos. Quem fez garante que não morreu, mas quem ainda não passou pelo ENEM pode vê-lo como um bicho de sete cabeças que assombra seus pesadelos. Para deixar essa ideia de lado, conversamos com o professor Márcio Pedrosa Alves, que deu importantes dicas de preparação.
Professor Márcio é formado em Ciências Biológicas na PUC-PR, especialista em educação e atua como professor de Ensino Médio e Cursos Pré-Vestibular há mais de 17 anos. Atualmente trabalha no Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, Bom Jesus Aurora, IFC e Pré Vestibular Êxito e Veritas. Em sua pasta, além das provas e diários de classe, está a bagagem de conhecimento sobre uma das provas mais assustadoras para os jovens brasileiros.
O Enem foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao final da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade escolar. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior, além de receber mudanças que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior, para mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
Uma prova tão importante assim pode gerar preocupações em pais e estudantes. Para amenizá-las, o prof. Márcio fala sobre a rotina de estudos, a preparação ao longo do ensino ano, a temida redação e dá dicas para o dia das provas.
Ainda dá tempo para se preparar para o Enem 2015?
leia mais:
http://editoraexito.com.br/site/revistas_selecionado.php?id_revista=126
página 62