Conheça mais sobre o modelo de negócios que o suíço Alexander Osterwalder criou, modificando a maneira das empresas trabalharem e facilitando a organização presente nelas. O protótipo é conhecido pela sigla BMG (que significa, em inglês, geração de modelo de negócio) e pode ser uma útil ferramenta no desenvolvimento de Planos de Negócios.
O Business Model Generation (BMG) é um quadro de negócios estruturado com pontos-chave que facilitam o trabalho dos empresários na organização do seu Plano de Negócios (BP). O padrão de modelo mais utilizado é o Canvas, com uma linguagem para descrever, visualizar, avaliar e mudar o negócio.
Atualmente muitas empresas estão adquirindo o modelo pela facilidade que ele apresenta e melhor organização na hora de prestar um serviço. Ele é um sucesso entre empresas como GE, P&G e 3M, além de ser bastante aplicado em mercados orientais, especialmente na China, Coreia e Japão. O livro sobre o método teve tradução em 26 idiomas e tem previews espalhados na rede, sem que seja preciso refinar muito a busca. A ferramenta, porém, ultrapassou o 1 milhão de downloads na internet.
Criado em 2000 por Osterwalder, quando terminava seu doutorado, é utilizado desde sua criação e cada vez mais adaptado a rotina das empresas, tendo um sucesso espantoso.
O Business Model Canvas é um mapa dos principais itens que irão constituir uma empresa. Como um business plan visual que pode ser fixado na parede dos autores do projeto, deverá estar sempre sendo revisado ao longo do tempo para saber se cada um dos quadrantes está sendo bem atendido ou se é preciso fazer alteração em algum deles para conseguir um melhor resultado a curto, médio e longo prazo.
Para o criador, os modelos de negócios superados são a explicação da ruína de diversas empresas em todos os ramos, mas especialmente na musica, no cinema, na fotografia e na editoração. Segundo ele, quando o paradigma desses setores mudou, as empresas tentaram mudar tecnologicamente, sem alterar o seu BP.
O modelo é muito utilizado por empreendedores de sucesso em todo mundo, que buscam um melhor resultado em seus negócios. Os brasileiros são o segundo grupo que mais visita o site para utilizar o modelo, perdendo apenas para os EUA. Sua simplicidade faz com que pareça brincadeira de mãe e filho, e isso pode ser pelo seu caráter lúdico, prático e divertido.
O que o autor compreendeu e ao que deve sua popularização é a linguagem simples e direta, que não exige um curso de administração de empresas ou contabilidade para ser compreendida. Assim fica fácil desenvolver o negócio dos seus sonhos.
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