02/09/2015

Design Culture - PLÁGIO?!

No começo de agosto, a Rede Globo foi envolvida em duas polêmicas relativas a plágio. A primeira dizia respeito ao logo comemorativo dos 30 anos do Criança Esperança, que seria muito parecido com o do Children’s Museum de New Hampshire, nos EUA, criado no começo de 2015.

Pouco tempo depois, veio a segunda polêmica. Dessa vez, um comercial do projeto gerou suspeitas de ter copiado ideias. O filme teria a mesma cara de um quadro musical do programa americano The Tonight Show Starring Jimmy Fallon.

Sem entrar no mérito destes dois casos, que já foram bastante discutidos, a bola da vez agora é o logo criado para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. A marca, obra do japonês Kenjiro Sano, esteve rodeada de polêmica desde que foi divulgada oficialmente, no final de julho. Na ocasião, o designer Olivier Debie acusou o projeto de plágio, por considerá-lo similar demais ao logo criado por ele para o Teatro de Liège, há dois anos, e apresentou denúncia oficial na justiça belga, no começo de agosto.Imagem03Os organizadores da competição ainda tentaram afastar as acusações, mas, ontem, a imprensa japonesa divulgou que o Japão deixará de usar o logotipo desenhado por Kenjiro. “Chegamos à conclusão de que seria apropriado para nós abandonar o logo e desenvolver um novo emblema”, afirmou Toshio Muto, diretor geral do comitê organizador da Olimpíada de 2020, em entrevista coletiva, ainda sem definição sobre os próximos passos para a criação do novo logo da competição, que acontecerá daqui a cinco anos.

O curioso é que Kenjiro, apesar de inicialmente negar o fato aos organizadores, admitiu copiar material online. De acordo com a imprensa, o anteprojeto olímpico também é parecido com outro idealizado pelo falecido designer alemão Jan Tschichol, e a empresa do designer japonês foi apontada em outro flagrante por delito de plágio, em campanha publicitária para a cerveja japonesa Suntory.

Nós, aqui do Design Culture, somos absolutamente contra plágios e respeitamos muito os profissionais de qualquer setor. Até mesmo quando tratamos de algum assunto já falado, procuramos divulgar nossas fontes e dar os devidos créditos. Sabemos que todos buscamos inspirações em trabalhos existentes e que, vez ou outra, podem aparecer criações similares porque nossas referências ficam guardadas no inconsciente. Mas, neste caso, é bem difícil negar que seja plágio pela incrível semelhança entre os ícones.

E vocês? O que acham desta nova polêmica?


Fonte: http://www.designculture.com.br/mais-uma-polemica-de-plagio/