HÁBITO LEGAL TERÁ NOVA AÇÃO DE COLETA DE ÓLEO DE COZINHA
População pode começar a guardar o óleo em garrafas PET para trocar no dia 16 de maio
No happy hour, no aniversário, ou na reunião de família, se tem uma coisa que não pode faltar é aquele petisco delicioso frito com perfeição. E pra diminuir o peso na consciência vale a máxima de que “hoje pode”, mesmo que o hoje se repita por vários dias da semana para destruir qualquer dieta. Hoje pode a fritura, mas não pode descartar o óleo de cozinha de forma inadequada.
Para evitar que o seu óleo contamine a água e o solo ao jogá-lo no ralo ou lixeiro, a Campanha Hábito Legal promove uma nova ação de coleta de óleo de cozinha usado no próximo dia 16, das 9 às 15 horas. A ação acontecerá no Parque do Rio do Peixe, em conjunto com o HiperDia Solidário, promovido pelo Laboratório Vida, Farmácias Lider Farma, Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, Rádio Vitória e Êxito Editora e Comunicação.
Segundo a coordenadora da ação, Silvia Zatta Gonzatto, da Êxito Editora e Comunicação, a iniciativa segue o exemplo dos anos anteriores em que a população podia trocar 4 litros de óleo por uma pedra de sabão feita com óleo reutilizado. “Um único litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água, além de trazer riscos sérios de impermeabilizar o solo, provocando diversos problemas ambientais. Sabemos que há pessoas que também produzem o sabão em casa, enquanto muitas outras não têm esse costume ou não sabem como fazer. Nosso objetivo é despertar o interesse da população para o reaproveitamento de materiais e descarte adequado.
Todos nós temos óleo usado em casa, todos temos garrafas PET e todos usamos sabão, logo, temos uma previsão muito positiva de participação da comunidade”, diz. Em 2014, a Campanha arrecadou mais de 400 litros de óleo.