RECICLE IDEIAS,
CULTIVE INICIATIVAS
Há algum tempo as preocupações com o meio ambiente e a preservação deixaram de ser tendências e se tornaram gradativamente questões de hábito. Porém, mais importante que criar novos hábitos, é manter os já adquiridos.
A Campanha Hábito Legal é uma iniciativa das empresas Laboratório Vida, Editora Êxito, farmácias Líder Farma e Grupo Carboni que visa esta mudança de pequenos hábito e o pensamento sócio- ecológico em prol a uma sociedade mais equilibrada com o meio ambiente.
Neste ano, o foco do Hábito Legal será a coleta de óleo vegetal domiciliar. Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar 20 mil litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.
Para Maribel Gaio, uma das coordenadoras do projeto, a participação da população é de extrema importância. “Até agora coletamos garrafas de PET e caixas tetra Pack e distribuímos sacolas retornáveis e kits ecológicos contendo mudas frutíferas, porém o objetivo do Hábito Legal é atuar também de outras formas na área da sustentabilidade”, afirma.
A coleta do óleo vegetal será incentivada através de diversos materiais que constarão os malefícios do descarte incorreto do produto e a forma correta de estar armazenando e dando o destino certo ao óleo vegetal. Após esta etapa serão realizadas diversas ações de coleta do produto.
Para incentivo de maior participação da comunidade o Hábito Legal troca os produtos a serem recolhidos por um brinde, como já citado, em anos anteriores foi dado sacolas retornáveis e kits ecológicos, neste terceiro ano a intenção é dar copos reutilizáveis, incentivando assim a diminuição da utilização de copos plásticos.
Enquanto a propaganda trabalha com atitude, os eventos trabalham com o comportamento do público dentro de um estilo de vida próprio, para criar um vínculo com o seu consumidor.