02/05/2013
Uma campanha pensada para o sucesso
Questione, busque, descubra: as conquistas são infinitas. A campanha de matrículas 2013 do Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição poderia ter sido assim. Mas não foi. “Questione, busque, descubra: o conhecimento é infinito” foi a frase norteadora dessa ação de marketing criada e executada através de sua assessoria de imprensa e divulgação, a Êxito Editora e Comunicação. Segundo o diretor do Colégio, Geancarlos F. F. de Matias, as peças foram desenvolvidas tendo como base o valor salvatoriano trabalhado durante o ano letivo de 2013: o conhecimento. “A frase norteadora se adéqua aos três níveis educacionais que trabalhamos, respeitando cada fase da vida e do desenvolvimento cognitivo dos estudantes”, explica. Com ela, o Colégio ganhou destaque nacional no Concurso Matrículas Abertas, promovido pela Editora Positivo, que premiou as campanhas mais criativas e originais entre as escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino de todo Brasil. O resultado final, divulgado no dia 30 de abril, classificou a campanha e a instituição em segundo lugar.
Para a Educação Infantil, coube a representação do típico questionamento das crianças. A interminável fase dos porquês evidencia a sua sede de conhecimento e deve ser estimulada em uma ação conjunta entre a escola e a família. As peças que tratam do Ensino Fundamental estimulam a busca por respostas ao revelar a maturidade dos estudantes em encontrá-las por conta própria ou tendo o professor como mediador. Já os materiais direcionados ao Ensino Médio representam a fase das descobertas, revelando a descoberta pessoal e profissional dos jovens ao representar os estudantes em ação no laboratório, local em que o conhecimento encontra aplicação prática.
"A representação visual da campanha partiu da fotografia de três alunos representando cada uma das fases de ensino que compõem o nível educacional, em situações que remetem à busca de conhecimento através de experiências e brincadeiras. Todas as fotos da campanha foram feitas pelo fotógrafo Fabiano Martins e optamos em realizá-las dentro do próprio colégio para trazer ainda mais o ambiente escolar", explica Thiarles Souza, da Êxito.
Para a vice-diretora do Colégio, Ir. Noemi Berlanda, a conquista mostra que a força da instituição se baseia no forte pensamento relacionado à valorização da criança em todas as fases do processo de ensino-aprendizagem. “A pessoa é o centro da nossa ação pedagógica. O nosso estudante toma a história em suas mãos porque acredita que tem algo a contribuir na transformação da sociedade”, diz Ir. Noemi. O colégio segue os princípios e diretrizes do Carisma Salvatoriano para educar para a vida e preparar os estudantes para o exercício da cidadania, o desenvolvimento da cooperação e autonomia e a atuação crítica, participativa e aberta à solidariedade.
Com o destaque nacional proporcionado pelo concurso, o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição e a Êxito Editora e Comunicação passam a preparar novas ações para 2013. “Nesse ano, comemoramos 10 anos de existência pautados em campanhas criativas, ações inovadoras e visibilidade ampliada aos clientes. Podem esperar grandes ações dessa e de outras parcerias”, finaliza Thiarles.