O Dia Mundial do Meio Ambiente (WED) é um evento anual que tem como objetivo ser o maior e mais comemorado dia de ações positivas pelo meio ambiente. As atividades do WED acontecem durante todo o ano, mas o evento principal é no dia 5 de junho e envolve o mundo todo.
A comemoração do WED começou em 1972 e cresceu com o passar dos anos, a ponto de se tornar o principal evento em que a ONU estimula a sensibilização mundial pelo meio ambiente e incentiva atenção e ações políticas.
Por meio do WED, O Programa da ONU para o Meio Ambiente personaliza questões ambientais e possibilita a cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.
O WED é também um dia em que as pessoas de todos os cantos do mundo se unem para garantir um mundo mais limpo e verde para si e para as gerações futuras.
Todos precisamos de iniciativas assim, e o WED depende de você para fazer tudo isso acontecer! Por isso, nós o convidamos para agir: organize um mutirão de limpeza em sua vizinhança, pare de usar sacolas plásticas e incentive sua comunidade a fazer o mesmo, plante uma árvore ou, melhora ainda, organize um mutirão para plantar várias árvores, ande a pé ou de bicicleta para o trabalho ou incentive a coleta seletiva de lixo em seu bairro... as possibilidades são infinitas!
Economia verde: Ela te inclui?
O tema de 2012 para o Dia Mundial do Meio Ambiente é "Economia Verde: Ela te inclui?". Este tema tem, evidentemente, dois aspectos. O primeiro se refere à Economia Verde propriamente dita. É nesse momento que algumas pessoas se desligam, pois acreditam que o conceito de Economia Verde é complexo demais para se entender.
Muito pelo contrário, a Economia Verde é algo que se aplica a tudo a seu redor é fácil imaginar como você se encaixa nela. Visite a página "O que é a Economia Verde?" para ler a explicação desse conceito por um leigo.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) define Economia Verde como uma que resulte em melhoria do bem-estar humano e da equidade social ao mesmo tempo em que reduz de forma significativa os riscos ambientais e a escassez ecológica. Na sua expressão mais simples, uma economia verde pode ser entendida como uma economia de baixo carbono, uso eficiente dos recursos e inclusão social.
Do ponto de vista prático, a Economia Verde é aquela cujo crescimento de renda e empregos é conduzido por investimentos públicos e privados que reduzem as emissões de carbono e a poluição, que aumentam a eficiência do uso dos recursos e da energia e evitam a perda da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. Esses investimentos devem ser catalisados e apoiados por reformas de políticas, mudanças nos regulamentos e direcionamento de despesas públicas.
Mas o que tem tudo isso a ver com você? Bem, esse é o segundo aspecto desse tema. Se a Economia Verde tem a ver com equidade e inclusão social portanto, tecnicamente, tem tudo a ver com você! Essa pergunta, então, pede para que você aprenda mais sobre a Economia Verde e avalie se, no seu país, se ela te inclui.
Fonte:
http://www.unep.org/portuguese/wed/