31/05/2012

Campanha Unimed Videira - Descarte Correto de Medicamentos: Uma Questão de Saúde Pública

A experiência de ter que jogar fora um medicamento vencido ou inutilizado já aconteceu com todo mundo. É comum que, ao terminar um tratamento, sobrem medicamentos e então vem a dúvida sobre como descartá-los. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não existe número exato sobre o volume de medicamentos que perdem a validade anualmente no país, embora as estimativas apontem algo em torno de 34 mil toneladas, das quais grande parte ainda é descartada de maneira inadequada.

Atualmente, é tarefa do consumidor levar os medicamentos vencidos ou inutilizáveis até os pontos específicos de coleta para que eles sejam encaminhados ao descarte seguro e, embora a Lei 12.305/10, que regula a Política Nacional de Resíduos Sólidos, não inclua os remédios entre os produtos submetidos à logística reversa, as iniciativas pública e privada estão atentas, buscando uma solução que proteja a saúde da população e o meio ambiente. As expectativas dos diversos setores envolvidos é que um acordo setorial seja fechado até o início de 2013, mas enquanto isso não acontece, várias iniciativas esparsas de recolhimento e destinação final de medicamentos vêm sendo feitas.

Uma das iniciativas destacáveis é a campanha de recolhimentos vencidos ou inutilizáveis da Unimed Videira, que acontece desde 2011. Contando com o envolvimento de diversos setores da sociedade e a participação ativa da população de Videira e região de abrangência da singular, a Unimed Videira dá o destino adequado aos medicamentos recolhidos, cuidando da saúde da comunidade e do meio ambiente. Para Alessandra Scopel, responsável pelo setor de Responsabilidade Social da Unimed Videira, a campanha tem um triplo propósito. “Além de conscientizar a população acerca dos perigos que o descarte inadequado de medicamentos pode trazer à natureza, promovemos a conscientização sobre os riscos da automedicação e do consumo de medicamentos vencidos”, salienta. Os medicamentos vencidos ou inutilizados podem ser entregues nas unidades da Unimed Videira e Fraiburgo, ou nos pontos de coleta nas instituições parceiras.