05/10/2011

Outubro Rosa

Tradicionalmente, cada mês do ano possui uma simbologia própria. Segundo a cultura popular, maio é o mês das mães, junho dos namorados, agosto dos pais e setembro das flores. Então, outubro é o mês do Rosa! Associada, invariavelmente, à mulher, a cor de rosa simboliza o amor que todas cultivam por si mesmas, pela família e pela vida. Além disso, o Outubro Rosa remete a cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.

Com o objetivo de despertar a atenção do publico feminino em relação ao Câncer de mama, o projeto da Unimed visa educar as mulheres para os cuidados com a própria saúde, voltada para a prevenção mediante o autoexame, exame clinico ou mamografia. Em épocas como esta é preciso lembrar às mulheres que os exames preventivos devem ser feitos não apenas para combater o câncer de mama, mas também pensando no câncer de colo uterino e demais doenças.

A campanha da Unimed, que conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Videira (CDL), da Rede Videirense de Combate ao Câncer, Prefeitura Municipal de Videira e ainda das rádios e imprensa da cidade, será lançada no dia 19 de agosto de 2011, as 07h30min no Hotel Verde Vale, juntamente com o Café da ACIAV. Tendo como foco a prevenção, beneficiará a comunidade com palestras educativas na área de oncologia e debates para troca de experiências. Os debates acontecerão em Videira no dia 1 de outubro, transmitido pela Rádio Videira e em Fraiburgo, dia 8 de outubro.

Ao longo de todo mês, as vitrines das lojas do comércio de Videira estarão iluminadas na cor rosa para lembrar às mulheres que a prevenção e os cuidados com a saúde devem ser preocupações constantes, sem discriminar hora ou lugar.

O câncer de mama é uma das neoplasias que mais afeta a população feminina no Brasil. Especialistas estimam que ele esteja entre o segundo e o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o mais temido devido à alta freqüência e elevados índices de mortalidade decorrentes da doença. Apesar de todas as informações disponíveis sobre a doença, existe ainda uma necessidade urgente de incentivo a prevenção e controle, pois não basta tratar os pacientes que já possuem o diagnostico positivo, é preciso evitar o aparecimento de novos casos e, principalmente, evitar que estes alcancem um estagio avançado de difícil tratamento.

A prevenção é o melhor caminho para uma vida longa, saudável e feliz. Faça do Outubro Rosa uma prática para todos meses do ano.



Editora Êxito