05/09/2016

Empresário de Êxito - Fernando Favero - Com amor, da minha família para a sua

Com amor, da minha família para a sua

Boas histórias são escritas com amor, esse amor que reforça todos os dias os laços familiares, de amizade e que fazem crescer um bom negócio. Com orgulho o vendedor preferido de Dona Hulda e de Nena, Fernando Favero conta sobre os 57 anos de Favero Casa & Você e sobre as alegrias e desafios de trabalhar em família e fazer um negócio prosperar. Fala sobre suas trajetória na empresa, e se considera feliz e pleno por poder fazer parte da terceira geração de uma história de sucesso.
Qual o seu primeiro contato com a loja?
A loja foi fundada a 57 anos pelos meus avós, depois foi passada aos meus pais, ou seja me criei dentro dela. Sempre tive esse contato com o trabalho observando meus pais e querendo ajudar, aos 5 anos eu montava em frente a loja uma banquinha para "vender" material escolar. Meus clientes eram os vizinhos, que muito simpáticos sempre compravam alguma coisa para me incentivar e dar valor ao meu esforço. Minhas principais clientes eram Dona Hulda e sua sobrinha Nena, muitas vezes eu levava os materiais ao bar que elas tinham, para trocar por pastel e laranjinha, depois de anos descobri que meu pai pagava meu lanche e resgatava o material trocado, guardo com carinho essa lembrança.

Como decidiu trabalhar na loja?
Aos 13 anos me foram dadas algumas funções e responsabilidades dentro da loja, por meus pais acharem que seria bom esse meu contato inicial com o trabalho e também com os negócios da família, mas sempre me deixaram claro que eu poderia decidir qual caminho seguir quanto a profissão. Aos 16 anos eu estava em Curitiba concluindo o ensino médio, quando meu pai veio a falecer, foi então que eu tomei a decisão de deixar para trás a vontade de ser engenheiro mecânico e por amor decidi voltar para Videira fazer administração de empresas e ajudar minha mãe a tocar os negócios da família, e foi a melhor decisão que tomei, me sinto pleno.

Como é trabalhar em família?
É maravilhoso. Aprendemos juntos todos os dias, tentamos o máximo possível separar o pessoal do profissional para agir com mais profissionalismo, mas esse ambiente família faz com que nossa equipe seja unida e sinta-se parte de uma missão maior e dessa forma busque o melhor para a empresa, além do bem estar de todos.

Como identificar o momento de crescer?
Ao longo de 57 anos ganhamos espaço no mercado e nos tornamos referência, por isso posso dizer que não ficar no comodismo e se adaptar nos faz crescer. Nós reinauguramos e reformamos a loja, o que nos levou a modernizar o ambiente e buscar um melhor espaço para bem atender os clientes, espaço amplo para expor os produtos e para trazer a comunidade uma opção mais confortável de compra. Porém não esquecemos nossas raízes, algum mobiliário ainda permanece para manter a história, mas buscamos não nos acomodar e sempre trazer as melhores opções e variedades aos nosso clientes.


Como superar os obstáculos?
É preciso ter determinação, dedicação, além de ter esforço, comprometimento e paciência. É necessário ter um planejamento e segui-lo, tomar as medidas para eventuais alterações para que o caminho te leve a tomar as melhores decisões, além de ter persistência e foco. Isso nos leva a sentir satisfação por poder estar na terceira geração de um negócio que meu avô começou, dando sequência e crescendo dentro do mercado.

Que dicas você daria aos empreendedores?
Conheça o mercado, faça um bom planejamento, inove sempre, pense no seu cliente, estudo muito o seu mercado, invista em uma ótima equipe, mantenha o foco, encontre oportunidades, mantenha uma estrutura enxuta, não tenha medo de errar, seja honesto e correto e faça com amor e paixão tudo o que precisa fazer.

Acesse e faça o download da sua Revista Êxito
http://www.editoraexito.com.br/site/revistas_selecionado.php?id_revista=133