25/11/2015

Uma Década de Sucesso

Um sentimento que vai muito além do que simples palavras ou gestos podem representar. A dança é a representação do que se está sentindo no momento em que sobe no palco. Envolve sentimento e vai muito além de movimentar o corpo seguindo o ritmo de uma música, pois a dança é dedicação, disciplina e acima de tudo, amor e respeito ao que se faz.


A trajetória de vida de Marcelize Paz, coreógrafa e professora de ballet clássico e jazz, é movida pela dança. Transmitindo sentimentos em cada passo que dá, no ano de 2015 completa 10 anos de muito sucesso, marcando a história da dança em Videira e das muitas bailarinas, alunas e amigas que seguiram seus passos e ensinamentos no palco e fora dele.

Marce, como é carinhosamente chamada por suas alunas, entrou no mundo da dança com apenas três anos de idade por incentivo da família. Iniciou as aulas no Centro Cultural de Videira que, na época, oferecia aulas de ballet e logo após iniciou as aulas de jazz. “Tudo começou como bailarina, eu gostava dos aplausos e de estar no palco. Fui adquirindo o amor pela dança e soube desde a infância que era isso que gostaria de fazer para a vida”, conta. Ao entrar na faculdade, viu-se como profissional e não somente como bailarina. Formada em Educação Física pela UNOESC Campus Videira, Marcelize conta que a certeza veio na graduação e sua verdadeira paixão é coreografar, ensinar às alunas. “Dar aula me realiza profissionalmente, me faz mais feliz do que o próprio dançar, que propriamente estar no palco”, ressalta. Isso porque atuando como coreógrafa consegue perceber o progresso e a evolução de cada bailarina, bem como estimular a criação de laços de amizade e objetivos que vão além da apresentação.

O grupo de dança que possui, nasceu em 2006, quando na época a academia em que Marcelize trabalhava fechou, e procurou um espaço para trabalhar sozinha. Não foi nada fácil, pois era recém formada, mas recebeu grande apoio e incentivo. Após iniciar as aulas com apenas uma bailarina, em julho do mesmo ano, devido a procura pelas aulas, já contava com uma média de 40 alunas. Com muita vontade e pouca experiência, logo no primeiro ano, aconteceu a primeira mostra do Grupo de Dança Marcelize Paz. ‘’Desde o início tinha o intuito de ver minhas alunas felizes e brilhando no palco, além de promover um momento cultural na cidade e ter a técnica do ballet expandida onde não havia’’, conta. Hoje o Grupo de dança conta com 150 alunas e um aluno, com aulas de ballet clássico e jazz realizadas na academia Planeta Água. As turmas são divididas por idade, técnica e experiência.

Esse ano, acontecerá a X Mostra de Dança Marcelize Paz, dia 22 de Novembro, no Salão Social do Parthenon. ‘’O sentimento que define os 10 anos é um misto de emoções. Uma década de sucesso, que teve altos e baixos como qualquer outra profissão. Muito mais altos, muito mais sorrisos, muita dança e energia positiva. A dança faz muito bem para a alma, para o corpo e defino os dez anos simplesmente como anos muito bem vividos’’, salienta.

Marcelize diz ser extremamente gratificante ver as bailarinas evoluindo a cada dia e que dá muito valor ao caminho percorrido, não apenas à apresentação em si. Para ela, a dança não proporciona só a técnica, a expressão, os movimentos, ainda propicia uma evolução pessoal, superando seus próprios limites, desenvolvendo habilidades como memória coreográfica e delicadeza, transmite uma energia leve e positiva, além de unir as pessoas. Como agradecimento, diz ‘’As minhas bailarinas fazem da minha vida a mais bela das danças, pois conviver com elas é mágico, maravilhoso, especial e me torna um ser humano mais feliz a cada dia’’.

Leia mais - Revista Êxito 71ª edição - http://editoraexito.com.br/site/revistas_selecionado.php?id_revista=128